• Admin

O Culto à Jurema Sagrada

Atualizado: 14 de Mar de 2019



(Mestre Rômulo P. Angélico)

No círculo interno da Ordem do Lotus Negro (O.L.N) existe um trabalho mágico-espiritual que integra o Catimbó, ou Culto à Jurema, e os Cerimoniais de Alta Magia. A Alta Magia (ou Magia Cerimonial) é a arte de invocar, contatar e mesmo controlar espíritos e forças (devas, elementais, deuses, anjos e "inteligências superiores") por meio da aplicação de certas fórmulas. Abrange vários sistemas mágicos entre eles a Magia Talismânica, Salomônica, Enochiana, Greco-Egípcia etc. O Ritual vem a ser a parte falada do cerimonial, onde se incluem todas as invocações, evocações, conjuros, preces e orações proferidas pelo mago e/ou magista. O termo "Alta Magia" é um assunto amplo e complexo que já foi abordado de diversos ângulos nos artigos do lotus negro. Neste momento pretendo explorar outro tema, de significativa importância, no contexto das práticas mágico-religiosas do povo brasileiro: o Catimbó-Jurema. O Catimbó-Jurema (compilado por Helio Monteiro)




O Culto à Jurema Sagrada como tradição "mágica" religiosa, ainda é um assunto pouco estudado. É uma tradição nordestina que se iniciou com o uso desta planta pelos indígenas da região norte e nordeste do Brasil; Nasceu a Jurema Sagrada, no ano de 1532, com a junção da:

1. Pajelança Cabocla

2. Catolicismo Popular

3. Bruxaria Ibérica

4. As Divindades da Natureza dos Negros Bantos

Nasce então o Catimbó-Jurema cujas raízes espirituais remontam as Aldeias Indígenas aliado a base religiosa católica mas que atualmente, dependendo da casa ou mestre responsável pelo culto, incorpora elementos os mais variados tais como encantaria cigana, espiritualismo nova era, a psicoterapia psicodélica e o cristianismo esotérico.





Entretanto, todo esse conjunto de elementos negros e europeus foi moldado pelos índios. Entre estes o pajé era o chefe espiritual ou religioso, o único capaz de ouvir espíritos dos ancestrais e entender suas mensagens. Os instrumentos necessários ao transe religioso eram uma bebida alucinógena, a fumaça de ervas também alucinógenas e o som hipnótico dos maracás, esses três elementos foram absorvidos pelos rituais hibridizados, ou mestiçados.

De fato o Catimbó baseia-se no culto em torno da planta Jurema.

Dada a importância dessa planta para o rito, criou-se todo um sistema de crenças em torno dela. A árvore da jurema tornou-se análoga a árvore da vida de tantas mitologias, o eixo do mundo que liga terra e céu e em cujo corpo se organizam os mundos mortal e divino.

No catimbó, a jurema é a morada dos seres encantados [espíritos de catimbozeiros mortos] que se tornaram, por seu saber, Mestres de Catimbó. Esse mundo, chamado Juremal, é dividido em reinos, estados, cidades e aldeias, cada qual habitado e governado por determinados mestres. O instrumento essencial do catimbó é o cachimbo com o qual o mestre fuma sua mistura de ervas preferida ou a que considera adequada para resolver o problema de uma pessoa.

Mas afinal o que é Catimbó?


O Catimbó de raíz é uma prática ritualista mágica com base na religião católica de onde busca os seus santos, óleos, água benta e outros objetos litúrgicos. É também uma prática espirita que trabalha com a incorporação de espíritos de ex-vivos chamados "Senhores Mestres" e é através deles que se trabalha principalmente para cura, mas também para a solução de alguns problemas materiais (como a Umbanda) e amorosos, mas, é importante destacar que a prática da cura é a principal finalidade.

Não há dúvida que o Catimbó é xamanista com muitas práticas de pajelança, mas é baseado em Mestres, apesar de os Caboclos também participarem. O Catimbó não é muito diferente ou melhor que outros cultos, e não se pode dizer que suas entidades sejam de nível superior, pelo contrário são semelhantes.

Não se encontra no Catimbó, nas suas práticas e liturgias os elementos das nações africanas de forma que classificar o Catimbó como uma seita afro-brasileira é um erro. Mestres não se subordinam a Orixás e fora o aspecto de que certamente ele é, também, praticado por Negros não existe outra relação direta com a religião africana.


#JuremaSagrada #Catimbo

262 visualizações

CNPJ: 27.312.788/0001-28

© 2015 by Ordem do Lotus Negro.