• Admin

O Sistema de Alta Magia do Lotus Negro

Atualizado: Mar 31



A Ordem do Lótus Negro é uma ordem mágico-teúrgica orientada exclusivamente para o treinamento e iniciação em Alta Magia, também chamada de Magia Cerimonial ou Ritual. O termo “Alta Magia” refere-se aos processos essenciais da Tradição de Mistérios do Ocidente comprometida com uma mudança que esteja em sintonia com o Divino ou com a “Vontade Verdadeira” de cada pessoa, e com a evolução da vida em sua totalidade. Segundo Dolores A. Nowicki “a Magia verdadeira não é só uma questão do ritual, apesar do ritual poder ajudar, nem está relacionada à simplesmente a lançar encantamentos etc. Embora também possa ajudar nesses assuntos. A Magia verdadeira está em compreender o que se é, e no que pode se tornar. É ser capaz de ver seu potencial e saber que pode alcançá-lo no seu mundo diário bem como em seu mundo interior”. Assim na Alta Magia a alteração mais profunda e eficaz é a transformação interior, e conseqüentemente, do mundo, para que as melhores possibilidades do Eu sejam realizadas no mundo. Essa é a realização do destino.


A O.L.N pratica todo o conjunto de técnicas conhecidas por Alta Magia, mas não envereda pela prática da magia negra ou de qualquer outro culto do qual possam advir resultados perniciosos. Muitos de nossos rituais são cabalísticos, um amálgama de antigas tradições esotéricas derivadas do hermetismo egípcio e da maçonaria salomônica e incorpora muitas doutrinas e técnicas, incluindo cristalomancia ritual, elaboração e consagração de talismãs, exploração de universos paralelos e a conjuração de espíritos e entidades não-humanas à maneira dos grimórios tradicionais, tais como a Chave de Salomão. Sem dúvida uma das finalidades das operações de Alta Magia é estabelecer um contato entre o praticante e as Entidades de Ordem Superior, conhecidos como Espíritos Planetários (divindades regentes, específicas de um planeta, que alcançaram certo grau evolutivo) e uma infinidade de entidades e energias menores a Eles subordinados. Ao identificar-se com as Grandes Entidades – e talvez com a própria Divindade – o mago ocultista canaliza as energias das Hierarquias Superiores direcionando-as e, por consequência, domina as Hierarquias Inferiores em proveito de seus objetivos.


O que convencionamos denominar de Alta Magia começou a assumir sua forma através dos textos Herméticos gregos do Egito Romano. O Hermetismo é um conjunto de doutrinas e filosofia oculta e de magia, inspirados em escritos (tratados) atribuídos a Hermes, o equivalente grego sincrético do deus egípcio Thot. Mais tarde esses tratados foram estudados pelos Bizantinos do Império Romano do Oriente e alcançaram a Idade Média já tendo incorporado a Kabbalah Judaica e o Cristianismo em seu corpo doutrinário. Outras influências esotéricas se seguiram e hoje a Alta Magia se refere a muitas tradições diferentes, mas a maioria é baseada na Kabbalah, Herméticos, Rosa Cruz, Maçonaria ou no trabalho das várias facções da Golden Dawn que usa todas elas. O sistema gnóstico thelêmico de Aleister Crowley, está agrupado com a Alta Magia.


Os cerimoniais de Alta Magia pertencem mais a segunda parte do desenvolvimento ocultista, pois não é possível praticá-la sem conhecer a fundo as técnicas da visualização; ademais, é imprescindível ter capacidade para uma concentração demorada, uma mediunidade controlada e, ainda, uma profunda compreensão intuitiva, que só pode ser conseguida mediante exercícios de meditação ocultista. Alta Magia requer um tempo de estudos e conhecimento acerca das forças sobrenaturais, não se deve abrir portas nos mundos invisíveis e não saber como fechá-las, muitas vezes uma imaginação descontrolada acarreta danos psíquicos, e até mesmo físicos, ao aprendiz de mago.


A Senda Iniciática da Alta Magia

Nós entendemos que a Alta Magia é muito mais que um sistema, é um estilo de vida e uma maneira de avançar em direção ao seu destino através de um estado de elevação espiritual. Trata-se, de fato, da arte de resumir qualquer problema ou dificuldade e interpretar isso em termos de energia ou vibração para lidar com isso de forma a encontrar uma solução altamente eficaz e econômica, energeticamente falando, no plano material. Ser capaz de transformar situações emocionais, financeiras e materiais não é tarefa fácil. Trata-se de uma autêntica alquimia que primeiro exige um mergulho profundo em nossa própria natureza com o firme propósito de reconhecer conscientemente quais os grilhões que restringem a nossa liberdade; numa segunda fase, exige do indivíduo a mais rigorosa disciplina para quebrar esses grilhões.


Se praticada de forma persistente a Alta Magia pode libertá-lo da prisão do passado, abrindo muitas portas que antes pareciam intransponíveis. Em vez de estar sempre a olhar para o seu passado, aprenderá a virar-se em direção ao futuro e dar forma ao que irá acontecer. Os resultados de suas ações tornar-se-ão cada vez mais claros, permitindo que você conduza sua vida de um modo mais inteligente. Nós chamamos isso de domínio da vida através da gnose. Esta é a liberdade que tem origem no conhecimento. Quanto mais clara for sua visão, menor será a possibilidade de tropeçar. Entretanto existe um preço a pagar pela liberdade. Um escravo não tem opções, mas uma pessoa livre deve escolher um caminho. Com o tempo as todas as crenças que tínhamos sobre a natureza da realidade vão desaparecendo uma a uma e a mente expande-se a todos os níveis. As percepções que antes pareciam fixas e eternas começam a fluir. Novos padrões são formados. Surgem novos conceitos. Coisas que pareciam ser estáticas, serão percebidas como móveis. Tudo se move e se transforma. Nada permanece inalterável. Verá que cada coisa está ligada com todas as outras que existem, não só pelas leis da física mas de uma maneira viva.


Essa metamorfose da alma nos conduz, ao final, a descoberta de nossa Vontade e de nosso destino sobre a Terra. Aqui não falamos de um destino fatalista, por vezes cego, mas sim do Destino que cabe a um verdadeiro iniciado cumprir e que lhe foi confiado pela Divina Providência. Isso nos chamamos de Grande Obra que é a transformação alquímica e simbólica do “chumbo/matéria” no “ouro do espírito”. Em outras trata-se do encontro com aquilo que existe de mais elevado em nós mesmos, não importa a palavra que usamos para isso. Esse processo é totalmente interno ou espiritual e envolve a reconstrução de nosso Templo Interior (a personalidade) para manifestar e irradiar a Luz que ilumina nossa visão espiritual. O treinamento e iniciação em Alta Magia podem desta forma ajudar o indivíduo em sua busca pelo Santo Graal, cumprindo assim sua Lenda Pessoal –também chamada de Verdadeira Vontade.

293 visualizações1 comentário

CNPJ: 27.312.788/0001-28

© 2015 by Ordem do Lotus Negro.